Associação Camila foi idealizada a partir de uma tragédia que chocou a comunidade de Osasco, o assassinato da jovem Camila de 16 anos e como outras na sua idade e condição social sonhava com um mundo melhor. Camila foi mais uma vítima da violência urbana baleada por testemunhar o assassinato de um rapaz em abril de 1997, permanecerá internada no Hospital das Clínicas por 40 dias, vindo a falecer em 12 de maio de 1997.

Nessa época aconteceram vários assassinatos de jovens na região e com repercussão da morte de Camila, filha de pessoas ativas na comunidade, ocorreu uma enorme sensibilização da sociedade e a partir de então surgiram movimentos como a união das famílias vítimas da violência, organizou-se caminhadas pela paz, abaixo-assinados pedindo medida de segurança e prevenção da criminalidade.

Não conformada que sua filha fosse considerado mais um número nas estatísticas de violência, com apoio de amigos a mãe de Camila, senhora Gilma Maria rossafa que sempre participou ativamente da Comunidade Nossa Senhora das Graças em prol da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, retornou aos estudos e formou-se Serviço Social. Já assistente Social em 2003 foi em direção ao sonho de organizar uma ONG para atuar na prevenção da violência e valorização da vida.

Essa semente que foi lançada em 2001. Em uma cidadezinha vizinhas a Osasco, Jandira com o projeto Criando Asas uma iniciativa conjunto entre o governo do estado e a prefeitura para atender crianças com necessidades especiais e implantar atividades lúdicas como forma de vencer exclusões e violências, projeto assumido pela Associação Camila.

Como missão atuar na defesa dos direitos humanos, desenvolvendo processos educativos que incorporem a cultura da PAZ, espaço protegidos, com crianças, adolescentes, jovens, grupos familiar e a comunidade; defender os princípios de ética, liberdade, democracia e equidade.

A partir da visão de tornar-se uma Associação com efetiva influência no fortalecimento das ações na defesa dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens; contribuir no processo de melhoria da qualidade das políticas públicas.

Em 2004 a Associação Camila junto com o Centro Social Nossa Senhora das Graças em uma parceria com a Fundação Bradesco, Intel Corporation, Museum Of Science em Boston e Massachusetts Institute of Technology (MIT), responsável pela  coordenação do projeto The Computer ClubHouse Jardim Conceição, que tem como objetivo proporcionar um ambiente seguro para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, formando uma comunidade de jovens aprendizes que por meio de tecnologias desenvolvem suas habilidades em relacionamentos interpessoais projetando-se para o futuro profissional e social em meio aos princípios da Fraternidade cidadania e alteridade