A adolescência é um momento extraordinário e delicado de nossas vidas, fortemente marcada por mudanças biológicas, emocionais e sociais. Além disso, o entendimento da própria adolescência depende de cada contexto e cultura, muitas vezes caracterizada por rituais próprios que identificam esta fase de mudança da infância para a vida adulta.

Quando nos deparamos com a gravidez na adolescência é importante lembrar que a maternidade é um evento muito valorizado pela maioria das culturas e que algumas vezes define o “lugar no mundo” ou o “sentido da vida” para muitas mulheres. Entretanto, quando existe a associação com situações de vulnerabilidade social como a pobreza, famílias disfuncionais, violência, inexistência de um projeto de vida e baixas expectativas de futuro e educação, além da falta de acesso à proteção social, ao sistema de saúde e informações adequadas sobre saúde reprodutiva, concluímos que estabelecer políticas de prevenção da gravidez em idade tão precoce se torna um desafio para toda a sociedade. Em 2015, 18% dos brasileiros nascidos vivos eram filhos de mães adolescentes, além dos casos de reincidência. Ou seja, mulheres com 20 anos ou mais e que já haviam engravidado na adolescência, o que colabora para uma maior vulnerabilidade tanto para estas jovens quanto para seus filhos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a gravidez na adolescência é um grave problema de saúde pública devendo ser enfrentada através de políticas baseadas nas evidências científicas e que priorizem as estratégias vinculadas à educação em saúde. Nestas ocasiões, deve-se apresentar e refletir sobre temas como mudanças corporais, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis, sexualidade, autoestima, autocuidado e como estas questões se articulam com direitos sociais, direitos humanos e cidadania. Este ambiente deve ser acolhedor, saudável, democrático, sem distinção de gênero, religião e seguro especialmente para o enfrentamento das situações de violência.

Assim 7 de fevereiro foi estabelecido como o Dia Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. É um momento de reflexão sobre o quanto que a nossa sociedade oferece, em termos de direitos sociais, aos seus cidadãos adolescentes nesta fase de mudanças, descobertas e de formulação de projetos de vida. Entretanto, este é um tema que precisa estar permanentemente na agenda de todos aqueles que trabalham com e para os adolescentes, tanto na área de saúde como de educação.

Fonte: https://www.ines.gov.br/biblioteca/80-ciencia-e-tecnologia/927-semana-nacional-de-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia